bemestarmed.com.br A vacina da gripe é segura? | Bem Estar Medicina e Saúde

Nosso Blog

Acompanhe as notícias sobre medicina e dicas de saúde para viver em bem estar.

A vacina da gripe é segura?

A vacina da gripe é segura?

Qualquer cidadão acima dos seis meses de idade pode tomar a vacina. As pessoas classificadas como  “grupos de risco” recebem a vacina na rede pública, os demais podem receber em salas de vacina privadas.

Já está cientificamente e estatisticamente comprovado que a vacinação contra a gripe na população fora da chamada “população de risco” também é eficaz, principalmente na redução de faltas no trabalho e na escola. Empresas e escolas estão investindo recursos próprios para vacinar seus funcionários e alunos.

Os estudos científicos  documentam uma excelente relação risco/benefício. Resumindo em poucas palavras: “é melhor tomar, do que não tomar a vacina”.

Qualquer vacina pode apresentar efeitos colaterais, pode ocorrer dor no local da aplicação, ficar inchado, vermelho e eventualmente ocorrer febre. É importante salientar que a vacina, por ser inativada, não causa gripe como reação.

Deve-se evitar aplicar qualquer vacina em pessoas que estejam com febre ou alguma doença aguda (pneumonia, infecção gastrintestinal, etc.). Assim que ocorra a resolução do processo agudo, a vacina pode ser aplicada.

Pacientes em tratamento quimioterápico para o câncer ou em uso de medicamentos imunossupressores para doenças crônicas, assim como as crianças que tiveram reação anafilática ao ovo (reação alérgica muito grave) com necessidade de atendimento de emergência, devem consultar um médico antes de receber a vacina, nesses casos a vacina necessitará de uma receita médica para ser aplicada.

Conheça nossa sala de vacinas, pergunte ao seu médico quais as vacinas indicadas para sua idade.

Dra. Franciele Norma Minotto
Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia
CRM/MT 5962

Bem-Estar-Logotipo-em-PNG_Assinatura