bemestarmed.com.br Doença do Refluxo Gastroesofágico ou Alergia a Proteína do Leite de Vaca? | Bem Estar Medicina e Saúde

Nosso Blog

Acompanhe as notícias sobre medicina e dicas de saúde para viver em bem estar.

Doença do Refluxo Gastroesofágico ou Alergia a Proteína do Leite de Vaca?

Doença do Refluxo Gastroesofágico ou Alergia a Proteína do Leite de Vaca?

E comum a ocorrência de sintomas de Refluxo GastroEsofágico (RGE) em lactentes (crianças em amamentação) e, uma parte das vezes, ele pode ser devido a Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV).

Muito desses pacientes apresentam, quadro com muitos sintomas, com inúmeras regurgitações, vômitos, dificuldade para se alimentar, perda de peso e choro excessivo.

A irritabilidade é um dos principais sintomas associados aos vômitos do Refluxo causado por alergia a proteína do leite de vaca( APLV). Não raramente, o pediatra prescreve remédios na tentativa de minimizar os sintomas. Contudo como estamos falando de Refluxo causado por Alergia a Proteína do leite de vaca, o principal tratamento consiste na dieta de exclusão de leite de vaca e derivados para a mãe se a criança estiver em aleitamento materno exclusivo ou na troca da fórmula ( leite) para Fórmulas de Hidrolizados e/ ou proteína da soja conforme a indicação do especialista se o bebê não está sendo amamentado.

Medidas posturais como elevar a cabeceira do berço, colocar o lactente para dormir do lado esquerdo, esperar a eructação do bebe com ele na posição supina (em pé) após cada mamada por 20 minutos auxiliam bastante no tratamento do Refluxo .

Sempre consulte um pediatra antes de alimentar o bebê com leites artificiais.

Dra. Franciane Pasqualotto Simão
Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica
CRM/MT 5447

Bem-Estar-Logotipo-em-PNG_Assinatura