bemestarmed.com.br Qual a diferença entre Gripe e Resfriado? | Bem Estar Medicina e Saúde

Nosso Blog

Acompanhe as notícias sobre medicina e dicas de saúde para viver em bem estar.

Qual a diferença entre Gripe e Resfriado?

Qual a diferença entre Gripe e Resfriado?

A gripe é uma infecção viral causada pelo vírus Influenza, a pessoa com gripe apresenta febre, dor no corpo, dores de cabeça e sintomas respiratórios como tosse, congestão de vias aéreas e dificuldade para respirar. Os sintomas variam de leves a graves.

A diferença entre resfriado e gripe é que o resfriado é causado por vários tipos de vírus que provocam sintomas semelhantes ao da gripe, variando de leves a graves, dependendo muito do tipo de vírus agressor.

Não existe uma vacina específica contra resfriado, pois existem centenas de vírus diferentes que causam resfriado.

A gripe é causada por um vírus específico, o vírus Influenza, por isso é possível combatê-lo com a vacinação. Porém, os vírus Influenza se dividem em vários subtipos (cepas) que se renovam constantemente, então, é necessário atualizar a vacina contra a gripe todo ano, para que ela seja eficiente ao tipo de vírus circulante no ano em que foi fabricada.

Tanto a gripe como o resfriado são transmitidos de pessoa para pessoa por gotículas respiratórias. Dessa forma, medidas simples como a lavagem das mãos, evitar ambientes fechados e mudanças bruscas de temperatura, assim como  ter  “etiqueta” respiratória, protegendo a boca ao tossir ou espirrar, para diminuir a contaminação de outras pessoas; podem ajudar na prevenção da gripe.

A vacina Influenza está indicada para crianças maiores de 6 meses, adultos, idosos e gestantes.

Conheça nossa sala de vacinas, dispomos de equipe de enfermagem capacitada para aplicação de vacinas. Converse com seu médico sobre as vacinas indicadas para sua idade.

Dra. Franciele Norma Minotto
Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia
CRM/MT 5962

Bem-Estar-Logotipo-em-PNG_Assinatura